Inovação Educativa Matéria 2 – Novo

18 de dezembro de 2017

Nome: Gilson da Silva | Escola: EMEF Epitácio Nunes | Projeto: Aula Digital

Em maio, centenas de educadores de Manaus estiveram reunidos em oficinas para discutir práticas inovadoras de educação. As atividades fazem parte dos primeiros módulos da etapa de formação do Aula Digital, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e Fundación Bancaria “La Caixa” que busca levar educação de qualidade e tecnologia para áreas vulneráveis em diversos locais do mundo.

Manaus é a primeira cidade do Brasil a receber o Aula Digital por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 140 escolas da rede municipal de ensino serão beneficiadas por meio da formação de 700 professores, e cerca de 30 mil estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental I serão impactados.

Realizadas pelo Instituto Crescer, com apoio da Fundação Vitória Amazônica (FVA), parceiro executor da Fundação Telefônica Vivo na região, as 18 oficinas abordaram as temáticas sobre papel do professor e gestão inovadora e contaram com a presença de professores, coordenadores, diretores e representantes da Secretaria Educação de Manaus.

Já o próximo módulo está programado para acontecer neste mês de junho e tratará sobre espaços diferenciados de aprendizagem. Todos os conteúdos foram baseados na publicação Inova Escola, que debate ideias e boas práticas de como promover transformações em sala de aula.

Formação de professores

aba_formacao_professores

São oferecidas 40 horas de formação para ampliação do repertório dos educadores além de ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizado dos estudantes, trazendo também inspirações para novas experiências educacionais. Entre os módulos abordados estão: Papel do professor; Espaços diferenciados; Gestão inovadora e Kit Tec – formação prática em tendência sobre o uso da maleta Aula Digital e plataforma de aprendizagem.

Conteúdos Pedagógicos Digitais

aba_conteudo_pedagogico

O projeto disponibiliza conteúdos em um ambiente virtual de aprendizagem colaborativo e intuitivo para educadores e estudantes com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Tecnologia e Cidadania.

Equipamentos tecnológicos

aba_equipamentos

As escolas participantes receberão um kit com notebook e roteador para o professor, tablets para estudantes, além de projetor e tela de projeção.

Acompanhamento na escola:

aba_acompanhamento

O projeto prevê também visitas regulares de formadores às escolas para acompanhamento do processo de aprendizagem, além de suporte online.

Título da imagem (Opcional)
    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi laoreet vel libero rutrum porta. Phasellus sit amet interdum nisl. Donec ornare, ante at tincidunt faucibus, ex nisl condimentum velit, sed aliquam metus odio quis turpis. Mauris scelerisque in velit a consequat.