GENTE

O Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE) foi inaugurado em março de 2013, na Escola Municipal André Urani, na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. O projeto consiste na implantação de um modelo inovador de escola, que utiliza a tecnologia como recurso educacional para colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem.

No GENTE não há turmas, séries ou salas de aula convencionais. O conteúdo, as habilidades e as competências dos jovens são desenvolvidos com o auxílio de netbooks e lousas digitais e com a colaboração da plataforma Educopédia, que inclui material de suporte para professores, além de sequências didáticas com jogos digitais, vídeos e testes. Assim, o professor é tido como um mentor que garante ensino personalizado neste processo de inovação pedagógica.

O projeto, realizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME), a Fundação Telefônica e o Instituto Natura, foi inspirado em diversas iniciativas de educação atrelada à inovação, inclusive internacionais. A experiência adquirida ao estudar outros modelos e a capacidade de desenvolver novas metodologias para o ensino nacional, faz do GENTE um importante passo para a modernização da educação no Brasil. Nos dois primeiros anos, o projeto já beneficiou mais de 400 alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A metodologia parte do entendimento de que cada aluno tem seu tempo para aprender e que as limitações devem ser respeitadas, para que haja o máximo de aproveitamento do conhecimento a ser desenvolvido. A grande aliada neste monitoramento é o Geekie, uma plataforma de aprendizagem que potencializa o desempenho do aluno.

Além disso, o GENTE funciona em horário integral, dedicando mais tempo ao aprendizado de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Educação Física, Artes e atividades diversificadas, desenvolvidas para promover o protagonismo juvenil, o projeto de vida dos alunos e sua educação interdimensional.

img4

Warning: Illegal string offset 'id' in /usr/local/apache2/htdocs/wpfundacaotelefonicades/wp-content/themes/fundacao-telefonica/single-projetos.php on line 219